O impacto de sua reputação online em sua busca de emprego


Homem usando seu laptop
ImageFlow / Shutterstock.com

Nota do Editor: Esta história apareceu originalmente em FlexJobs.com.

Você sente que tem um bom controle sobre o comportamento profissional?

Como um colega de trabalho atencioso, você reconhece os limites apropriados para o seu local de trabalho e evita assuntos ou comentários que possam deixar alguém desconfortável.

E fora do seu ambiente de trabalho? Você já postou comentários ou participou de atividades que não escolheria fazer no meio do escritório?

Realisticamente, quem não tem?

Mesmo que você não tenha postado nada sobre aquela recente noite de karaokê, algum de seus amigos o fez?

E aquela frase de um filme que você achou hilário até que alguém explicou a referência prejudicial que você não entendeu? Você já considerou como esses momentos capturados on-line afetarão sua procura de emprego?

Gerenciando sua reputação online

trabalho de computador
Peshkova / Shutterstock.com

Infelizmente, a mídia social tornou possível para possíveis empregadores olhar além de sua presença profissional e formar uma opinião sobre quem você é dentro e fora do trabalho.

Se você ainda não assumiu o controle de sua reputação online, é hora de fazê-lo antes que isso prejudique sua busca por emprego e sua futura carreira.

No mercado de trabalho de hoje, a maioria dos empregadores – 67% de acordo com uma pesquisa da Harris – está selecionando candidatos por meio da mídia social. Mais da metade deles compartilhou que o que descobriram os levou a não contratar um candidato que estavam considerando.

Infelizmente, muitos candidatos a emprego não percebem até que seja tarde demais que sua presença online pode ser um fator determinante significativo para conseguir um emprego.

Olhando além do LinkedIn

mulher mais velha trabalhando
insta_photos / Shutterstock.com

Você provavelmente planejou fazer networking com recrutadores no LinkedIn, então não é surpresa que eles procurem por você nessa rede.

No entanto, os recrutadores não estão simplesmente examinando o LinkedIn. Eles também consultam sites sociais, como Facebook e TikTok, e fazem pesquisas no Google.

Essas plataformas oferecem aos empregadores informações sobre quem você é, profissional e pessoalmente. Os possíveis empregadores usarão esses canais para tentar determinar se você se encaixa ou não na cultura da empresa.

Eles também estão adivinhando sobre seu personagem e como você pode interagir com os outros funcionários – sem mencionar como você representará a marca da empresa.

Recrutadores estão buscando verificação

Gerente de marketing
Pixel-Shot / Shutterstock.com

Vale a pena notar que os empregadores nem sempre procuram desacreditá-lo. Eles também estão buscando um meio de validar seu conhecimento, habilidades e experiência no setor.

Na verdade, não ter uma presença online pode ser tão prejudicial quanto ter uma presença ruim.

E, infelizmente, gerenciar sua reputação online é um processo contínuo. Requer vigilância e esforço constantes. No entanto, vale a pena o esforço se isso significa conseguir o emprego dos seus sonhos.

Como sua reputação online é formada

Facebook em um laptop lançado em 2004
Thaspol Sangsee / Shutterstock.com

O primeiro passo para gerenciar sua reputação online é entender o que ela inclui.

Sua presença na mídia social

smartphone com aplicativos de mídia social
Vasin Lee / Shutterstock.com

Primeiro, há sua presença na mídia social. Isso inclui qualquer coisa que você postar em plataformas como Facebook, Twitter e Instagram.

Se você for ativo nas redes sociais, terá uma vantagem, pois terá mais controle sobre sua narrativa do que se ela fosse deixada nas mãos de amigos e parentes.

Isso é importante porque não se trata apenas de suas postagens, mas também do que os outros postam sobre você. Se você for marcado em fotos ou mencionado em postagens, esse conteúdo se tornará parte de sua presença na mídia social.

Sua Presença Profissional

teclado
CHALITSA HONGTONG / Shutterstock.com

Em seguida, há sua presença online profissional. Isso inclui informações sobre você que podem ser encontradas online relacionadas ao seu trabalho ou carreira.

Se você tem um site ou blog pessoal, isso faz parte de sua presença online profissional.

Sua atividade em sites de redes profissionais como o LinkedIn e quaisquer artigos ou artigos que você tenha escrito e que estejam disponíveis online também compõem essa parte de sua pegada online.

Seus resultados do mecanismo de pesquisa

Usuário da Internet em um laptop usando um mecanismo de pesquisa para pesquisa na web
13_Phunkod / Shutterstock.com

Por fim, há os resultados do mecanismo de pesquisa. Isso é o que surge quando alguém pesquisa seu nome no Google.

Às vezes, isso pode ser positivo, como quando seu nome está vinculado a um artigo ou prêmio recente que você ganhou.

Mas também pode ser negativo, digamos, se houver uma imprensa negativa ou uma citação questionável que surge quando alguém pesquisa seu nome.

Reparando uma presença online danificada

plantas domésticas confortáveis ​​para trabalhadores remotos
DimaBerlin / Shutterstock.com

Se você começar a procurar seu nome online e descobrir que os resultados não contam a história que você deseja, não entre em pânico!

Existem etapas que você pode seguir para reparar sua presença online.

Faça um inventário

Laptop em uma mesa com notebook, óculos e canetas
Newman James / Shutterstock.com

O primeiro passo é fazer um inventário completo de tudo o que está por aí. Dedique tempo para realizar uma pesquisa abrangente do Google com seu nome e vasculhar todos os seus canais de mídia social.

Anote qualquer coisa que possa ser vista como negativa ou pouco profissional.

Lembre-se de que você tem um contexto por trás do conteúdo que os gerentes de contratação não têm. Depois de ter uma lista, você pode começar a reparar qualquer dano.

Exclua o conteúdo antigo, se possível

Mulher declarando impostos
fizkes / Shutterstock.com

Se houver postagens ou fotos antigas nas mídias sociais que não refletem mais quem você é ou o que você deseja que seja sua reputação online, exclua-as ou defina-as como privadas.

Suponha que haja algo mais sério, como um artigo vinculando você a algo negativo – talvez seja necessário entrar em contato com o proprietário do site e pedir que ele o remova.

Criar novo conteúdo

Homem negro trabalhando em um laptop
Imagens de Monkey Business / Shutterstock.com

Você também deve aproveitar esta oportunidade para criar ou atualizar quaisquer perfis online profissionais que possua. Certifique-se de que seu perfil do LinkedIn esteja atualizado e inclua experiência ou habilidades relevantes.

Se você não tem um site pessoal, agora pode ser um bom momento para criar um.

Você também pode usar isso como uma oportunidade para assumir o controle dos resultados do seu mecanismo de pesquisa.

Uma maneira de fazer isso é criar conteúdo para seu site, seus perfis profissionais de mídia social ou sites líderes do setor que reflitam mais sua marca pessoal e a imagem que você deseja projetar.

Quanto mais conteúdo você criar, mais provável será que surjam resultados positivos quando alguém pesquisar seu nome.

Cuidando da sua reputação online

Homem afro-americano trabalhando no laptop
SFIO CRACHO / Shutterstock.com

Sua reputação online é importante – especialmente se você estiver procurando emprego. Assumir o controle de sua presença online pode garantir que potenciais empregadores vejam a melhor versão de você.



Source link

Deixe um comentário