
O seguro de vida, como a maioria das outras formas de seguro, é algo com o qual esperamos não ter que lidar com muita frequência. Uma vez configurado corretamente, deve ser apenas mais uma conta que você paga por segurança e tranquilidade. Mas a importância de tê-lo – e ter a quantidade certa – não pode ser subestimada.
Como outros tipos de seguro, os termos, condições e circunstâncias aplicáveis variam. A quantidade adequada que cada indivíduo precisa depende de sua própria situação financeira pessoal.
Se você não tem seguro de vida – ou deseja obter mais – agora é um bom momento para agir. Não hesite e faça hoje mesmo um orçamento grátis.
Quanto seguro de vida eu preciso?
Quanto seguro de vida você precisa é específico para suas próprias circunstâncias individuais e padrão de vida. Há uma série de perguntas que você precisará responder para ajudar a detalhar um número específico:
- Você é a única fonte de renda? Nesse caso, você provavelmente precisará de mais cobertura do que se fosse casado com duas fontes de renda.
- Quais são seus planos de longo prazo? Você está definido financeiramente ou ainda está a anos de pagar despesas como a educação universitária de seus filhos? Onde você está em sua vida ajudará a determinar quanto seguro de vida você precisa.
- Quão saudável você é? As companhias de seguro de vida vão querer determinar sua saúde antes de concordar em segurá-lo. Mas você também deve ser honesto sobre como se sente e quais são seus planos caso surja uma emergência. É melhor prevenir do que remediar e isso pode significar fazer mais seguro de vida do que você acha que precisa atualmente.
- Quanta dívida você tem? E quem vai pagar se você passar? Se sua casa está paga e as crianças são crescidas e estão fora de casa, você pode precisar de menos seguro do que alguém com circunstâncias opostas.
- Que padrão de vida você e sua família estão usando? Claro, o seguro pode cobrir o básico, mas se você se segura apenas para isso – e está acostumado a viver (e ter contas) com um custo mais alto – o valor do seu seguro deve ser definido de acordo.
Se você não tem seguro de vida ou não tem certeza se tem o valor certo, aja hoje. Você pode obter as informações mais recentes sobre fornecedores, revisar empresas locais e comparar taxas agora.
Para ajudar a determinar melhor quanto seguro de vida você precisa, é útil entender o que realmente é o seguro de vida e por que ele pode ser necessário para você e sua família.
O que é seguro de vida?
Simplificando: o seguro de vida é um seguro que cobre você, o indivíduo, em caso de sua morte. Semelhante à forma como o seguro de carro cobre seu veículo se houver um acidente e o seguro residencial cobre danos ou reparos em sua residência, o seguro de vida cobre você monetariamente após a morte. Em troca de pagamentos feitos diretamente a uma companhia de seguros ou por outros meios (como um empregador), uma companhia de seguros pagará aos seus beneficiários um montante fixo acordado no caso de sua morte.
Você não precisa necessariamente morrer para ser pago, no entanto. Dependendo dos termos e condições do plano de seguro que você possui, outros casos (como doença terminal ou grave) também podem desencadear um pagamento.
Existem dois tipos principais: seguro de vida (um período de tempo pré-determinado em que você estará segurado) e seguro de vida inteira (que permanece ativo por toda a vida).
Por que preciso de um seguro de vida?
Você precisa de seguro de vida pela mesma razão que precisa de todas as outras formas de seguro tradicional: para proteger você e sua família quando ocorrerem eventos infelizes. O impacto financeiro que a morte de um ente querido pode causar seria significativamente reduzido se a pessoa tivesse seguro de vida e fosse coberta por um valor adequado.
Resumindo: não existe um valor fixo de seguro de vida que todos devam ter. Depende de vários fatores (incluindo quanto você está disposto a pagar em prêmios por mês).
Não tem certeza de quanto seguro de vida você realmente precisa? Um consultor financeiro online pode ajudar a determinar o valor certo para cobrir você e sua família.